A origem da Páscoa

Da Redação 23/01/2017

A Páscoa é a comemoração mais importante depois do Natal nas culturas ocidentais. Sua origem é muito mais antiga do que muita gente imagina e remonta a séculos antes de Cristo.

A Páscoa já era celebrada pelos judeus muito antes do nascimento de Jesus e sem qualquer significado religioso. Era festejada como o dia da liberdade, após anos de escravidão no Egito.

Páscoa Cristã

Na civilização cristã a palavra Páscoa se origina da palavra hebraica Pessach que, por sua vez significa passagem. Na Páscoa celebra-se o renascimento de Jesus Cristo e sua ascensão ao céu dois dias depois da sua morte na cruz, que acontece na sexta-feira santa.

Os símbolos da Páscoa

Coelho de Páscoa

significado da pascoaNo Antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da antiguidade consideravam o coelho como o símbolo da Lua, portanto, é possível que ele tenha se tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa. Os coelhos são  ainda notáveis por sua capacidade de reprodução, e por gerarem grandes ninhadas.

Tanto para cristão como para judeus, a Páscoa marca a ressurreição e uma vida nova, vinculando o coelho e seus filhotes como símbolo de nova vida.

Os Ovos de Páscoa

Desde os primórdios da humanidade, o ovo é considerado a mais perfeita embalagem da natureza. Sabe-se que os sacerdotes druidas escolheram a imagem do ovo como seu símbolo. Os chineses tinham o hábito de pintar ovos de pata para celebrarem a vida que deles nasce.

Aprenda a fazer Ovos de Páscoa em Casa!

Veja como tornar a Páscoa a época mais lucrativa do ano!

No antigo Egito, Pérsia, Grécia e Roma os ovos eram dados como presente para celebrar a chegada da Primavera e eram cozidos e comidos durante as celebrações. Estas culturas consideravam o ovo como símbolo do universo, como o princípio da vida.

10-ideias-decorar-ovos-pascoaNo entanto a relação do ovo com a Páscoa só chegou à Europa por volta do século XV. Supõe-se que foram os missionários e os cruzados que trouxeram para a Europa Ocidental o costume de se usar os ovos como presentes de Páscoa, que naquela altura eram pintados de vermelho para representar o sangue de Cristo.

Veja ideias para ganhar dinheiro na Páscoa

Os cristãos rapidamente adotaram essa tradição e o ovo passou assim a ser o um dos símbolos da época da ressurreição de Jesus Cristo.

Por volta do século XVII aparecem os primeiros ovos de chocolate e mais tarde, na década de 60 aparecem os ovos plásticos recheados de pequenos ovos de chocolate ou bombons.

Aprenda a fazer Ovos de Páscoa em Casa!

Veja dicas para presentear na páscoa

Mas convém não esquecer que a Páscoa vai muito além da simples troca de ovos. É um momento de reflexão e que remete à existência de Cristo tendo uma forte conotação religiosa.

Contudo, acordar de manhã e procurar os deliciosos e coloridos ovos, escondidos pelos coelhinhos da Páscoa, é um costume que não pode ser esquecido pois, além de ser muito divertido, remete-nos às maravilhosas lembranças da infância.

Com informações de A Origem das Coisas.

Deixe seu comentário

comentários

  • pascoa para lucrar
  • pascoa para lucrar
  • pascoa para lucrar
  • pascoa para lucrar
  • pascoa para lucrar